Blogando por Aí

Mocidade AMEM
(Silvana Lícia)


              O Blogando Por Aí desta edição navegou pelo blog da Mocidade Espírita Leopoldo Machado, em Maringá - Paraná! http://www.mocidadeamem.com.br/
            Nossos amigos sulistas rechearam o site  com notícias sempre atualizadas do Movimento Espírita. Artigos esclarecedores sobre temas que nos causam bastante dúvida - alguns até já abordados aqui no COMECE - biografias de grandes nomes para o Espiritismo, downloads de livros, aulas, artigos e da Revista Espírita; sugestões de livros espíritas com sinopse; mensagens reflexivas; músicas; links interessantes, vídeos e muito mais! Vale a pena conferir mais essa sugestão do COMECE! 
            Abraços fraternais a todos os irmãos que nos enriquecem com a sua colaboração pela leitura do COMECE!
Ano III - nº 13

***************************************************
CONMEL e com carinho
(Silvana Lícia)

O Blogando Por Aí desta edição nos traz um site bastante leve, bom de navegar e que fala sobre um evento que nos lembra o nosso querido EMECE. É o Conmel - http://www.conmel.webesp.com.br/
O site trata da Conmel, Confraternização das Mocidades e famílias Espíritas da Leopoldina – Rio de Janeiro, uma confraternização das juventudes espíritas regional, realizada anualmente durante o final do mês de julho.
A programação gira em torno de um tema central com estudos à luz da Doutrina Espírita, atividades artístico-doutrinárias, integração, música e oficinas.
O objetivo é oferecer aos participantes contribuições para a valorização do estudo sistemático do Espiritismo, a sensibilização para a vivência dos ensinamentos cristãos e intensificar a unificação do movimento juvenil espírita.
O evento é divulgado nesse site e, apesar de ocorrer no Rio de Janeiro, trazemos ao COMECE porque traz vários vídeos legais sobre como é feito o evento – com excelentes ideias para aplicarmos em nossas mocidades – mais de 50 músicas para baixar, mensagens espíritas e fotos. Quem sabe, aproveitando o tema desta edição, você, leitor, fique tão interessado, que mobiliza a sua própria mocidade para fazer uma caravana e viajar para o Rio de Janeiro, para participar do Evento?!
Se tiver interesse, visite o site e leia o formulário de inscrição! Com certeza, é uma excelente dica para as férias de Julho.
Grande abraço!
Ano III - nº12

***************************************
Portal Jovem Espírita
(Silvana Lícia)


Meus amigos, o Blogando Por Aí deste bimestre vem apresentar um excelente site destinado para mocidades espíritas em geral: o Portal Jovem Espírita – http://mocidade.ocentroespirita.com/index.php
O portal foi criado pelo Instituto do Jovem, que é o departamento da Casa Espírita que visa a atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos. O Portal oferece modelos de organogramas para formação de trabalhadores que podem ser utilizados pelos centros espíritas, material para downloads – como aulas para mocidade e músicas espíritas – dicas de livros a serem utilizados e trabalhados em estudos entre jovens, artigos relacionados à juventude, além de apresentar um link para a TV Mundial de Espiritismo – um site recheado de vídeos com temas espíritas e dicas de estudos, downloads e notícias.
Mas não é só isso! Para os centros que ainda não têm uma Mocidade em andamento, o Portal oferece o download de um arquivo com uma espécie de “passo a passo” para a implantação de uma mocidade, desenvolvendo tópicos como “Agrupamento dos trabalhadores”, “Despertamento”, “Agrupamento de Jovens”. Copiamos, aqui, a fase de “Despertamento”:   
Fase inicial do trabalho, com duração de aproximadamente duas semanas, conforme a realidade local, na qual se utiliza diversas formas de divulgação como por exemplo:
• Distribuição de convites divulgando as atividades iniciais da mocidade entre os trabalhadores da Casa Espírita, seus filhos e amigos;
• Anúncios em Reuniões Públicas na Casa Espírita;
• Envio de cartas para jovens indicados por amigos ou familiares e;
• Distribuição de mensagens e panfletos na comunidade local, de preferência acompanhado por um violeiro ou animador para que despertem nos jovens interesse pela atividade divulgada.
Após o momento da divulgação os instrutores deverão retornar a Casa Espírita ou Posto de Assistência para acolher os jovens convidados. As atividades para envolver esses jovens tais como: dinâmicas, jogos e reflexões evangélicas, deverão ser previamente preparadas. 
Por fim, no canto superior direito do portal, há mais links interessantes para “O Centro Espírita”, “Jornal Auta de Souza”, “Revista Auta de Souza” e “Editora Auta de Souza”.

            Para conferir os outros passos para a implantação de uma Mocidade, bem como tudo isso (e mais!) o que o Portal oferece, vale a pena acessar!
Ano III - nº11

************************************

Hoje, acesse o OJE!
(Silvana Lícia)


            Se você, jovem espírita, alguma vez já sentiu falta de um ambiente virtual em que possa debater vários assuntos à luz da Doutrina, compartilhar fotos, conhecer membros de diversas Mocidades Espíritas espalhadas pelo Brasil e até divulgar a própria Mocidade, trocando ideias e aprendendo um pouco mais, o Blogando Por Aí traz uma excelente dica: o OJE, Organização de Jovens Espíritas – http://organizacaojovensespiritas.ning.com/ !
            Esse site funciona como uma Rede Social Espírita, isso mesmo, uma espécie de Facebook Espírita, inclusive com a possibilidade de “curtir” links e comentários! (rsrsrs).  O OJE surgiu quando seis amigos da cidade de Uberlândia – MG, após participarem de um evento espírita durante o Carnaval, sentiram-se inspirados a fazer algo pela união dos jovens espíritas da sua cidade e reuniram-se para planejar. Posteriormente, surgiu a ideia do portal virtual que possibilitou a concretização desse objetivo.
            Para se inscrever, bastam informações básicas, como o e-mail e o nome do Centro ou Mocidade a que você pertença, sendo fácil navegar e participar das discussões no Fórum, no Chat ou no Blog.
            Com temas como “Encontros espíritas no carnaval”, “Se eu tenho um bar, restaurante ou supermercado, qual minha responsabilidade na venda da bebida alcoólica e do tabaco?”, “Mídia Espírita- Por que ninguém assiste programa espírita na net?”, “Sexo antes ou depois do casamento?”, “Música, só espírita? O que você pensa sobre isso?”, “Beber socialmente, pode?” e “O que falta à Mocidade Espírita?”, “Por que, conhecendo a doutrina, ainda permanecemos com alguns medos?”, “Vamos votar, jovem espírita!”, entre outros, o OJE é uma excelente oportunidade para todos nós que queremos aprender debatendo e conhecendo opiniões diferentes.
            Além das discussões, o OJE oferece sessões de vídeos, músicas, textos para reflexão, material para download e até a possibilidade de pedir vibrações por meio de preces!

            Vamos lá, pessoal, vamos nos cadastrar e Organizar os Jovens Espíritas do Brasil! Vale a pena conferir essa iniciativa que enriquece a divulgação da Doutrina e contribui para o esclarecimento e para a integração das mocidades!

Ano III - nº 10

***************************************************

Quando as Mocidades se unem
(Francisco Valjuan)

            Amigos, vocês já imaginaram um Grupo Espírita formado apenas por jovens? Uma mocidade criando um centro Espírita? Pois se você não consegue imaginar isso precisa conhecer a União das Mocidades Espíritas de Niterói, um grupo de jovens que se reuniu há 63 anos para ter um novo espaço Espírita na cidade de Niterói-RJ.
            Blogando por aí, encontramos o site dessa Mocidade que se tornou um patrimônio do movimento Espírita Brasileiro, sendo admirada por seu empenho em difundir a Doutrina e em amparar os mais necessitados.  No site, encontramos a bela história desse grupo, um mapa para encontrar a sede, o cronograma de atividades, os departamentos do centro, notícias, artigos, mensagens, campanhas, Apostilas, Fontes de Pesquisa, etc., tudo para que ninguém deixe de apreciar o trabalho formidável que eles executam no estado do Rio de Janeiro. Algo que nos chamou bastante atenção foi a Rádio UMEN, uma rádio virtual onde temos chance de conhecer ainda mais sobre a Doutrina Espírita.
            Portanto, quando estiverem blogando por aí visitem o site da UMEN (http://www.umen.org.br/). Procurem ver no exemplo destes irmãos um apoio para todos nós que fazemos o movimento de mocidades Espíritas. E assim possamos ter maior consciência de nosso papel dentro do movimento Espírita e da sociedade em que vivemos.

Ano II - nº09

**********************************************************

Blog do Acampa-ME
(Mateus Monte 
Francisco Valjuan)

         Galera, um blog que vem decolando é o do Acampa-ME. Juntamente com o evento de mesmo nome, que vem crescendo, o blog aumenta seu número de visualizações exponencialmente.
         Nele, quem participou do evento pode se manter atualizado em relação às provas que devem ser cumpridas, à pontuação, à arrecadação de mantimentos, etc., tudo o que for de sua responsabilidade. E quem ainda não foi pode informar-se sobre datas de inscrição, regras, e outros pré-requisitos.
         Quem é seguidor do blog pode receber as mais quentes notícias sobre o Acampa-ME. A partir dele pode também visitar outros blogs de mocidades e grupos espíritas.
         Não deixem de ler a mensagem aos Jovens Espíritas que é uma luz de sabedoria para todos os Jovens (ou não), tendo em vista promover a mensagem de Jesus nessa fase tão importante da vida. E este é um dos maiores objetivos dentro do Projeto Acampa-ME. 
         Então, agora, é só se manter informado, clicando aqui 

Ano II - nº08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tuíta!